Grupos indígenas de nove países da bacia amazônica pediram nesta quarta-feira doações para ajudar a proteger 3 milhões de habitantes da floresta tropical que são vulneráveis ao novo coronavírus porque não têm acesso adequado aos cuidados de saúde. Segundo os grupos, o fracasso dos governos em considerar as necessidades dos povos indígenas em seus planos para conter a pandemia tornou imperativo encontrar outro financiamento para comprar alimentos, remédios e equipamentos básicos de proteção, como máscaras.
O Fundo de Emergência da Amazônia pretende arrecadar 3 milhões de dólares nas próximas duas semanas e 5 milhões de dólares em 60 dias, disseram seus organizadores na Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) em uma teleconferência. “Não podemos esperar mais por nossos governos … Estamos em perigo de extinção”, disse José Gregorio Díaz Mirabal, coordenador-geral da Coica e membro da comunidade Wakuenai Curripaco na Venezuela. O coronavírus já infectou 180 das 600 comunidades indígenas da bacia amazônica e matou 33 de seus membros em um único mês, segundo ele. O fundo será administrado pela Rainforest Foundation US, uma ONG que trabalha para proteger flor.
UOL. Grupos indígenas da Amazônia criam fundo internacional para combater coronavírus. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/05/06/grupos-indigenas-da-amazonia-criam-fundo-internacional-para-combater-coronavirus.htm. Acesso em: 7 mai. 2020.