“Lei 12.305/2010 Art. 9o  Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. “

Ordem de prioridade na Gestão e Gerenciamento de

Com prioridade absoluta no Brasil, a Não Geração de Resíduos Sólidos, pelo menos hoje, é uma medida que está longe de ser alcançada. Seja nos setores produtivo, de serviços ou consumo, resíduos são gerados. Futuramente tal medida poderá ser alcançada através de investimentos na eficiência em toda a cadeia produtiva e de serviços com o uso de tecnologias modernas e inovadoras.

Uma das alternativas para a Não Geração de Resíduos Sólidos vem da chamada “Economia Circular”. A partir dela é possível diminuir significativamente a quantidade de resíduos já durante a fase de concepção do produto, pois a melhor escolha de matéria prima permite um completo reaproveitamento dos resíduos gerados quando os produtos seguirem sua destinação final.

O próximo passo após a Não Geração é a Gestão de resíduos (uma vez que eles são gerados), e um programa de minimização da produção de resíduos sólidos pode ser baseado em três aspectos estratégicos: redução na fonte, reutilização e reciclagem.

A redução de resíduos na fonte pressupõe a diminuição/eliminação da geração de resíduos nas unidades produtoras. Tal objetivo pode ser alcançado através de alterações do processo industrial, como:

  1.  Alterações das matérias primas utilizadas
  2.  Melhoramentos tecnológicos
  3.  Alterações de procedimentos e práticas operacionais
  4.  Redução das embalagens

Para que resíduos possam ser reutilizados, a fabricação de produtos deve levar em conta certas características que permitam um “reaproveitamento” dos mesmos sem perda significativa de sua qualidade inicial. A reutilização tem a finalidade de prolongar a vida útil de um produto no mercado, ao contrário da reciclagem, que envolve o reprocessamento de um item e transformação em algo novo.

Saiba mais em:

http://www.portalresiduossolidos.com/nao-geracao-de-residuos-solidos/

https://youtu.be/UNvNeEBWO9A – vídeo sobre “Não Geração de Resíduos Sólidos”

http://www.portalresiduossolidos.com/reducao-na-geracao-de-residuos-solidos/

http://www.portalresiduossolidos.com/reutilizacao-de-residuos-solidos/

Categories: Matérias

Comments are closed.