Os testes serão feitos nas unidades do Reino Unido; consumidores poderão devolver o copo nas lojas ou em pontos de coleta, como supermercados
No início do próximo ano, as unidades do McDonald’s Café no Reino Unido vão testar uma nova embalagem feita em plástico reutilizável para as bebidas quentes. Após o uso, o consumidor deverá devolver o copo em pontos de coleta.
Os testes serão feitos em parceria com a Loop, companhia que criou um modelo de devolução de embalagens reutilizáveis para produtos de consumo, como frascos de shampoo. O projeto vai avaliar como o sistema da empresa poderia funcionar no setor de fast food.
“Reutilizar é algo importante, e precisaremos de um conjunto de ferramentas para encontrar recursos que possam reduzir o desperdício”, disse Jenny McColloch, vice-presidente global de sustentabilidade do McDonald’s Corporation à Fast Company.
Os clientes que escolherem o copo pagarão uma taxa — que será devolvida no ato do descarte. Os pontos de coletas da Loop ficarão nas lojas McDonald’s e em supermercados. A Loop ficará responsável por esterilizar e higienizar os itens antes de devolvê-los para a rede. “Você poderá sair do restaurante com o copo e depositá-lo em qualquer um de nossos postos”, disse Tom Szaky, CEO da Loop. “Assim, você consegue realizar esse tipo de experiência ininterrupta e não precisa lidar com nada além de devolver o copo ao ecossistema Loop.” Para os clientes, ele argumenta, é mais fácil que levar sua própria caneca reutilizável. “Para nós, a chave é fazer a reutilização funcionar para as empresas e consumidores, com foco na conveniência.”
É possível que o mesmo sistema também possa ser usado para outras embalagens. “Se funcionar para bebidas quentes — e já falamos com a equipe sobre isso — [podemos expandir a experiência] para refrigerantes ou para o McFlurry”, diz Szaky. “E depois para as embalagens de hambúrguer, batatas fritas e outros. Para que você possa obter de tudo, desde seus nuggets de frango até sua torta de maçã, em uma alternativa reutilizável”. Ele também espera que o sistema se expanda para outras redes de restaurantes. “A beleza é que, quanto mais players participam, mais conveniente se torna a rede de coleta”, diz ele.
A equipe do McDonald’s espera que outras empresas do setor também ajudem o sistema a avançar. “Uma das coisas que costumamos ver na sustentabilidade, não apenas nas embalagens, é que quanto mais aspectos da sociedade e mais participantes diferentes em qualquer indústria estão priorizando soluções sustentáveis — e, neste caso, infraestrutura e soluções para evitar resíduos da natureza — mais fácil é o progresso”, diz McColloch.
Não é a primeira experiência do McDonald’s com alternativas sustentáveis. Na Alemanha, a empresa oferece descontos aos clientes que levam suas próprias canecas. No Reino Unido, a maioria dos restaurantes McDonald’s já recicla os copos de papel, mas um copo reutilizado várias vezes pode ter ainda menos impacto para o meio ambiente.
ÉPOCA NEGÓCIOS. Em busca por opção mais sustentável, McDonald’s vai testar copo retornável. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Sustentabilidade/noticia/2020/09/em-busca-por-opcao-mais-sustentavel-mcdonalds-vai-testar-copo-retornavel.html. Acesso em: 10 set. 2020.