Especialistas no mundo todo classificam a Unilever como nº 1 pela liderança em sustentabilidade

A Unilever foi reconhecida como a líder em sustentabilidade corporativa nº 1 pelo décimo ano consecutivo, de acordo com a mais recente pesquisa da GlobeScan-SustainAbility.

Estamos muito satisfeitos por sermos novamente classificados como líder global em sustentabilidade corporativa na pesquisa anual compilada pela GlobeScan e SustainAbility.

Esta pesquisa busca reunir as opiniões de especialistas de negócios, do governo, de ONGs e de acadêmicos. Seu objetivo é acompanhar como a agenda de sustentabilidade está evoluindo e descobrir o ponto de vista das partes interessadas sobre quais empresas são líderes e por que.

Este ano, mais de 700 especialistas em mais de 70 países foram solicitados a indicar, de forma espontânea, os nomes das empresas que consideram líderes na integração da sustentabilidade em suas estratégias de negócios.

Fomos mencionados por 42% dos que responderam – isso representa um aumento de cinco pontos em nosso resultado de 2019.

Também fazem parte da lista deste ano a Patagonia (26%) e a IKEA (14%), seguidas pela Interface e pela Natura, ambas com 8%.

A GlobeScan também analisa os resultados por região. A Unilever, a Patagonia e a IKEA ocupam as posições 1-2-3 na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Na África, somos os primeiros, mas a Anglo American vem em segundo, à frente da Patagonia. Na América Latina, a empresa de cosméticos Natura é a nº 1, com a Unilever em segundo e a IKEA em terceiro.

Como diz a Diretora-Chefe de Sustentabilidade Rebecca Marmot: “Essa extensão geográfica de liderança é uma mudança notável em relação aos anos anteriores. Isso indica que nossa estratégia para democratizar a sustentabilidade através de nosso Compass está sendo reconhecida externamente em campo, onde realmente importa”.

Temos orgulho de nossas conquistas, mas ainda há mais a fazer

Alcançamos pela primeira vez o topo da pesquisa GlobeScan em 2011, poucos meses depois de lançarmos o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP).

As metas do Plano para 2020 eram melhorar a saúde de 1 bilhão de pessoas, comprar 100% de nossos materiais agrícolas de fontes sustentáveis e reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos.

Na época, o Vice-Presidente Sênior da GlobeScan, Chris Coulter, disse sobre nossas ambições: “Os parâmetros para a liderança em sustentabilidade foram elevados a um novo nível”.

Então, como temos feito com nossas metas?

Nos dez anos do Plano, vimos como nosso trabalho mudou o mundo ao nosso redor – empoderando as mulheres, protegendo as florestas, melhorando a saúde e apoiando a agricultura sustentável.

Por exemplo, ajudamos mais de 1,3 bilhão de pessoas a melhorar sua saúde e higiene. Aumentamos a quantidade de nossas matérias-primas agrícolas, provenientes de fontes sustentáveis, de 14% para 62%. E agora estamos usando uma rede elétrica 100% renovável em nossas operações de fabricação em todo o mundo.

Também empoderamos mais de 2,3 milhões de mulheres, apoiando-as no desenvolvimento de novas habilidades e expandindo suas oportunidades. E ajudamos 1,8 milhões de pequenos comerciantes em todo o mundo a ter acesso a iniciativas para melhorar sua renda.

Temos orgulho de nossas conquistas, mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer.

Uma estratégia ainda mais ambiciosa

Ainda não cumprimos todas as nossas metas USLP. E às vezes, aprendemos algumas lições difíceis. Estamos pegando esses aprendizados e colocando-os no centro de uma estratégia nova e ainda mais ambiciosa.

Por exemplo, achamos difícil manter e entregar nossas metas de abastecimento sustentável quando não temos visibilidade total da cadeia de abastecimento de alguns ingredientes. Por mais tempo e dinheiro que possamos investir, nem sempre seremos capazes de entregar uma colheita mais sustentável. Então, estamos nos concentrando nos ingredientes onde podemos ter o maior impacto.

Da mesma forma, achamos difícil medir o impacto real de muitos de nossos programas para melhorar os meios de subsistência e aumentar as oportunidades para as mulheres. Ainda estamos trabalhando nisso.

Também descobrimos que, como o ritmo das mudanças é rápido, precisamos ser flexíveis para permanecer na vanguarda. Percebemos, por exemplo, que nosso trabalho com resíduos tinha que ser acelerado para abordar especificamente o plástico. Introduzimos novos compromissos em 2017, seguidos por metas bastante abrangentes em 2019.

E em junho, lançamos novos compromissos e ações ambiciosas para combater as mudanças climáticas, proteger e regenerar a natureza e preservar os recursos para as gerações futuras. Isso inclui zero emissões líquidas de todos os nossos produtos até 2039 e uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023.

“Nossa visão é ser o líder em negócios sustentáveis globalmente”, diz Rebecca. “Queremos ser uma empresa que agregue valor a todas as partes interessadas – de maneira social, ambiental e econômica. Faremos mais do que deu certo e corrigiremos o que não deu. E continuaremos a definir para nós metas ainda mais ambiciosas e progressivas”.

UNILEVER. Especialistas no mundo todo classificam a Unilever como nº 1 pela liderança em sustentabilidade. Disponível em: https://www.unilever.com.br/news/news-and-features/2020/especialistas-no-mundo-todo-classificam-a-unilever-como-no1-pela-lideranca-em-sustentabilidade.html. Acesso em: 20 ago. 2020.