A campanha contra o desperdício de comida iniciada por Arash Derambarsh, conselheiro do governo, já se tornou lei na França e agora chega também ao parlamento europeu.

A lei impede os supermercados de jogar fora comidas que estão perto da sua data de vencimento e deliberadamente contaminá-las com alvejante para impedir que as pessoas consigam pegá-las nas lixeiras.

Derambarsh quer convencer outros países europeus e além-mar a adotarem medidas similares. “Comida é a base da vida, é um fator básico na nossa existência,” ele disse ao jornal The Guardian.

“Eu fui insultado, atacado e acusado de ser tolo e idealista, mas me tornei um conselheiro local porque eu queria ajudar as pessoas. Talvez seja tolice me preocupar com outras pessoas, mas eu sei o que é passar fome”.

Derambarsh começou a sua campanha coletando e distribuindo comidas não desejadas do seu supermercado local. “Todos os dias nós ajudávamos cerca de 100 pessoas. Metade eram mães solteiras com várias crianças, aposentados ou funcionários públicos com baixos salários, e a outra metade era composta por pessoas que moravam em abrigos ou nas ruas,” ele disse.

Derambarsh está planejando levar a ideia adiante – pela campanha do grupo ONE, fundado pelo cantor Bono do U2 – quando em setembro as Nações Unidas discutirem os seus objetivos de Desenvolvimento do Milênio para acabar com a pobreza, assim como também na reunião de cúpula G20 em novembro na Turquia e em dezembro na Conferência do Clima CPO21 em Paris.

Outra boa prática que o Criar Sustentável deseja compartilhar aqui é a que pizzaria Rosa’s Fresh Pizza na Filadélfia pratica há cerca de um ano. Com apenas U$ 1 os clientes podem deixar uma fatia de pizza paga para moradores de rua. Nos últimos nove meses, mais de 8.400 fatias foram compradas para alimentar moradores de rua.

 

Quer saber mais? Acesse:

http://www.theguardian.com/world/2015/may/25/french-supermarkets-donate-food-waste-global-law-campaign

http://www.hypeness.com.br/2015/01/nessa-pizzaria-os-clientes-podem-pagar-um-pedaco-de-pizza-para-os-moradores-de-rua/

 

Categories: Sem categoria

Comments are closed.