Desde 2014 a população que vive em SP enfrenta um problema muito grande com a seca dos reservatórios. Infelizmente não é somente aqui que isto ocorre.

A Califórnia enfrenta o seu quarto ano consecutivo de seca, e como alternativa os agricultores vêm utilizando água subterrânea bombeada para irrigar as plantações.

No dia 13 de maio de 2015 durante a FAPESP Week UC Davis in Brazil, um dos temas abordados foi a necessidade de pesquisas que ajudem a tornar a exploração de aquíferos mais sustentável.

Com a população mundial tendo dobrado nos últimos 50 anos, assim como a área agrícola irrigada, e a demanda por água no período tendo crescido cerca de 250% não é de se surpreender que a água subterrânea seja a alternativa mais utilizada nesse momento.

Além do aumento crescente pela demanda da água temos também que encontrar soluções para minimizar a contaminação dos aquíferos por nitrato – oriundo principalmente de fertilizantes agrícolas e dejetos animais -, problema que pode se agravar nos próximos anos.

Pesquisas são necessárias para estimarmos onde haverá água e qual  quantidade estará disponível em um cenário futuro de mudanças climáticas, e também para criarmos mecanismos para colocar mais água nos reservatórios subterrâneos e explorá-los de forma mais sustentável.

Saiba mais em:

http://www.ecodebate.com.br/2015/05/18/exploracao-de-aquiferos-precisa-se-tornar-mais-sustentavel-dizem-especialistas/

Categories: Matérias