Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto a cerca de 400Kg de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação.

Projeto de compostagem do Shopping Eldorado – Telhado Verde
Desde 2012 o Shopping Eldorado investe em um projeto de compostagem com o objetivo de dar destino ecologicamente correto ao cerca de 400 quilos de lixo orgânico gerados diariamente em suas praças de alimentação. Os lixos reciclável e orgânico são separados e seguem para unidades de tratamento específicas.
As sobras de alimentos recebem enzimas que aceleram o processo de compostagem, retiram o odor desagradável e são transformadas em adubo usado em uma horta no telhado do Shopping. No local são produzidos legumes e verduras livres de agrotóxicos e destinados aos próprios colaboradores do Shopping Eldorado. Desta forma, o projeto trabalha com o tripé da sustentabilidade: meio ambiente, economia e social.
O projeto tem reduzido significativamente a quantidade de lixo enviada ao aterro sanitário, antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de reduzir a emissão de carbono na atmosfera gerada pelo transporte do material. O objetivo é em 5 anos zerar o envio de lixo ao aterro. Para isso, em breve será feito um trabalho de conscientização junto aos lojistas de restaurantes e fast foods para recolher os resíduos produzidos por eles.
A horta, construída na parte superior do Shopping Eldorado, também pretende deixar a temperatura interna do local mais amena, reduzindo assim o desperdício de água utilizada nos equipamentos de refrigeração de ar.
Legumes e verduras produzidos na horta: berinjela, jiló, cebola, pimentões, pimentas, salsinhas, alfaces, gengibre, tomates, manjericão, morango, pepino, abobrinha.
Plantas: gazânia e lavanda.
Farmácia viva, onde são plantadas capim-cidreira, hortelã, erva doce, carquejo, malva, sálvia, alecrim, bálsamo e poejo.

Assista ao vídeo:

Fonte:

http://www.shoppingeldorado.com.br/card/telhado-verde

 

Categories: Sem categoria

Comments are closed.