Este é o primeiro texto do blog e por isto vou escrever sobre o nascimento deste projeto que começou de uma conversa entre uma publicitária e uma engenheira, que é esta que aqui escreve.

Eu sou engenheira química, com especialização em meio ambiente e trabalho na área ambiental há alguns anos. A Patrícia é a publicitária, dirige uma revista americana da área farmacêutica e cosmética e também um congresso nacional na mesma área.

Criar Sustentável veio a reunir as duas atuações, tendo o grande propósito de discutir não somente o meio ambiente mas a sustentabilidade em todas as suas formas de idéias, iniciativas, responsabilidades, paradigmas e inovações dentro do cenário industrial.

Para se discutir a sustentabilidade é antes de tudo necessário entender o que é desenvolver com sustentabilidade,  “desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras” (WECD, 1987). Esta é uma forma sucinta para se entender a sustentabilidade, e é claro que dentro desta definição cabem milhares de assuntos, opiniões e discussões.

Hoje se discute muito sobre o tripé da sustentabilidade, que são, a responsabilidade social, o meio ambiente e o fator econômico. E justamente aqui queremos esgotar todos os assuntos relacionados sobre este tema, que podem ser, a falta de saneamento público, a necessidade de reciclar, as limitações das legislações, o stress, a falta de informação da população, a educação precária que nosso governo oferece, o alto valor dos produtos ambientalmente responsáveis, a ética, a mudança climática, etc.

O foco dos nossos eventos é discutir, debater e aprender sobre todos estes temas, e assim tomarmos decisões preservando a sociedade e o meio ambiente.

Li no livro “Copenhagen antes e depois” do Sérgio Abranches,  tem um tempo já mas não me esqueci do que ele escreveu, que ele decidiu deixar de ser um militante ambientalista durante a cúpula para ser um analista com foco na mudança climática, estou sendo sucinta no que ele escreveu. Na verdade, queremos trazer esta ideologia para cá, para não somente sermos só militantes, mas também formadores de opiniões com atitudes responsáveis.

Aqui, todos os profissionais da área terão espaço aberto para publicações e textos sobre a sustentabilidade.  Nosso próximo evento será junto com o Pharma Congress, congresso farmacêutico e Cosmético, que acontece na FCE Pharma, feira de negócios do mesmo segmento. No dia 25/05 estaremos lá e aqui vocês terão todas as informações.

Nosso twitter é @criarsustentare. E para que a gente tenha você em nosso cadastro mande email para gustavo@criarsustentavel.com.br.

Este é só o começo.

Um abraço,

Daniela

Criar sustentável, semeando idéias e preservando o planeta.

Categories: Matérias

Comments are closed.